quinta-feira, 21 de maio de 2015

Importância de aprender a programar

Decidimos partilhar convosco este vídeo, no qual uma criança está a fazer uma palestra para um público adulto, uma vez que nos cativou e surpreendeu. Neste é demonstrada a importância de aprender a programar.


Trabalhos Visual Basic

Ao longo das últimas aulas temos continuado a elaborar as fichas propostas no programa Visual Basic. Estes são os nossos trabalhos mais recentes:











quinta-feira, 14 de maio de 2015

Por que é que todos deveríamos aprender a programar?

Este vídeo mostra-nos diversos testemunhos de pessoas influentes na área da programação que nos informam acerca das várias razões pelas quais devemos aprender a programar. 


Visual Basic

Partilhamos agora novos trabalhos desenvolvidos no VisualBasic:























segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vida no Smartphone


"Vida no Smartphone” mostra que há mais vida para lá do smartphone. 

Será que o nosso mundo cabe num telemóvel? Será que o horizonte das nossas vidas consegue superar o pequeno ecrã? Não terá chegado a hora de a própria vida nos mostrar que é chegada a hora de levantar a cabeça do pequeno ecrã?

Xie Chenglin, um estudante de animação chinês, produziu uma curta metragem, intitulada “Vida no Smartphone” que mostra como o abuso dos terminais móveis nos pode levar ao absurdo – a ponto de nos esquecermos das coisas mais elementares da vida em comunidade. 

O vídeo tornou-se viral depois de um prémio atribuído pela Academia Central de Belas Artes de Pequim, China. Para ver, sorrir e pensar.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Atualização

Estas são algumas das nossas experiências iniciais realizadas ao longo das últimas aulas com o programa VisualBasic:



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Programação Informática

Definição

A programação informática é o processo de escrever, testar e suportar o código fonte de programas informáticos. O código fonte é escrito numa linguagem de programação e pode ser uma alteração de código já existente ou algo completamente novo. O processo de escrever o código fonte requer conhecimento em variados temas como o conhecimento da área da aplicação e algoritmos para implementar a ação desejada.

Linguagens de programação

Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível. Os computadores interpretam toda a informação como números em código binário. 
As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil o trabalho com este tipo de linguagem. Temos como exemplo o código binário e a linguagem Assembly.

Por outro lado, as linguagens de alto nível são mais fáceis de trabalhar e de entender. As ações são representadas por verbos no imperativo (por exemplo: faça, imprima, etc), geralmente em inglês. Foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica. Estas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário traduzi-las para linguagem binária utilizando-se um programa designado por compilador.

Algoritmo e programa

Para resolver um problema através de um computador, é necessário encontrar, em primeiro lugar, uma forma de o descrever de forma clara e precisa e, posteriormente, de encontrar uma sequência de passos que conduzam à sua resolução. Esta sequência de passos é designada por algoritmo. Para ficarmos um pouco mais lúcidos acerca desta definição, tomamos como exemplo um bolo de culinária em que a receita para o fabrico deste, tem o papel do algoritmo na programação.


1- Papel do algoritmo

Um algoritmo pode ser "visualizado" através de uma linguagem natural ou através de outros modos de especificação que são o fluxograma e o pseudocódigo. O primeiro entende-se pela representação gráfica que emprega formas geométricas padrão para indicar as diversas ações e decisões que devem ser efetuadas para resolver o problema; o segundo, entende-se pela linguagem artificial que transmite os passos necessários à resolução do problema.


2- Fluxograma


3- Pseudocódigo
A tradução de um algoritmo ou de um conjunto de algoritmos em ações que podem ser expressas e executadas pelos computadores designa-se por programa.


Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma das personagens mais importantes na história da tecnologia. Esta é reconhecida internacionalmente como a primeira programada da história.
Augusta Ada King, nascida em 1815 com o nome Augusta Ada Byron, conhecida como Condessa de Lovelace foi respondável pela criação do algoritmo que podia ser usado no cálculo de funções matemáticas. Além disso, ajudou o seu colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Todo este trabalho desenvolvido por esta incrível personagem feminina, veio permitir que a máquina calculasse os números de Bernoulli.

Partilhamos agora um vídeo que mostra um pouco mais acerca da vida da "Mãe da Programação":







Bibliografia:


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atualização

Concluída a subunidade Som e Vídeo, iremos introduzir a Unidade 4, a qual se baseia na Programação. Como já referimos, não possuímos qualquer conhecimento sobre a mesma e, portanto, as nossas expectativas são bastante altas. Consideramos que esta irá ser tão interessante e cativante quanto as anteriores e que será, de igual forma, enriquecedora.


1- Imagem alusiva à Programação



Projetos Som e Vídeo

Nestes últimos dias temos estado ausentes, uma vez que estivemos a realizar os projetos no âmbito do som e do vídeo. O primeiro consistia numa gravação acerca da nossa escola e o segundo na criação de um vídeo que integrasse os trabalhos realizados no âmbito da unidade programática Imagem (CorelDRAW e Photoshop).

Este é o nosso Projeto de Vídeo:


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Edição de vídeos no YouTube

Na aula de hoje estivemos a editar vídeos no YouTube. Vamos agora partilhar convosco as nossas criações. Apesar de serem simples, esperamos que gostem!



quinta-feira, 9 de abril de 2015

Conversão de vídeos para MP3

Hoje convertermos vídeos do youtube no formato MP3. Para realizarmos esta atividade, utilizámos programas online, os quais partilhamos agora convosco: 
  • http://www.youtube-mp3.org/
  • http://convert2mp3.net/en/
  • http://www.video2mp3.net/pt
  • http://www.clipconverter.cc/pt/       
Estas foram as músicas utilizadas na conversão:    








Início 3º Período

Olá :)

Depois de umas férias recheadas de doçuras, regressamos para o 3º Período ainda com mais empenho, confiança e imaginação. Iremos continuar a explorar a subunidade Som e Vídeo e, posteriormente, começar a trabalhar com  o programa Visual Basic, sobre o qual não possuímos qualquer tipo de conhecimento. Iremos continuar a partilhar convosco os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas, bem como algumas notícias relevantes relacionadas com o mundo da Tecnologia e da Informática.


Esperamos que gostem e continuem a visitar a nossa página!


1- Imagem alusiva à Programação



quinta-feira, 19 de março de 2015

Final 2º Período

Terminado o segundo período, iremos agora fazer uma breve reflexão acerca do mesmo. Concluímos que esta disciplina nos permitiu desenvolver outras competências, no que diz respeito à autonomia, criatividade e organização. Além disso, aprendemos a trabalhar com novos programas, como o Photoshop e o CorelDRAW, os quais nos eram desconhecidos. No terceiro período, iremos continuar a empenharmo-nos, quer na atualização do blogue, quer na interiorização dos conhecimentos transmitidos.

Por fim, desejamos uma Ótima Páscoa, recheada de chocolates e muito amor!




segunda-feira, 16 de março de 2015

Gravar, recortar e unir faixas de áudio

Boa tarde caros visitantes,
Queremos partilhar com vocês que na última aula de Aplicações Informáticas estivemos a gravar e unir faixas de som. Efetivamente, foi uma atividade muito interessante e enriquecedora por nos ter permitido descobrir e trabalhar com inúmeras funcionalidades ligadas a este tema. Deixamos alguns sites nos quais podem desempenhar a mesma atividade:


1 e 2- Imagens alusivas à gravação de som

quinta-feira, 12 de março de 2015

Formatos de ficheiros de áudio digital

Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado. A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.


Ficheiros não comprimidos

Os ficheiros de áudio não comprimidos apresentam um tamanho grande, uma vez que têm uma quantidade enorme de dados.




Waveform Audio (wav)

É um formato-padrão de ficheiros de áudio da Microsoft e da IBM, utilizado para o armzenamento de áudio em computadores.

Audio Interchange File Format (AIFF ou aif)

É um formato de áudio que pode ser utilizado em computadores pessoais ou em outro qualquer aparelho eletrónico. Foi desenvolvido pela Apple e, por esse motivo, é maioritariamente utilizado em computadores com o Mac OS.

Audio (au) 

É o formato padrão para ficheiros audio usado pela SUN, JAVA e sistemas operativos UNIX/LINUX. O áudio em ficheiros au pode ser modelado por PCM ou pode, ainda, ser comprimido.

Sound (snd)

É um formato que foi desenvolvido pela Apple. Contudo, os ficheiro neste formato não são multi-plataforma, ou seja, não é suportado por todos os navegadores web.

Musical Instrument Digital Interface (midi)

Não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se nesta categoria.

Compact Disc Digital Audio (cda)

É um formato que foi gerado pela microsoft que é utilizado para codificar música em discos comerciais. 


Ficheiros comprimidos

Os ficheiro de áudio comprimidos, tal como o próprio nome indica, têm como função comprimir os dados de um ficheiro de áudio digital. Desta forma, estes exigem um menor espaço de amazenamento e dividem-se em dois grupos: Formatos com perdas e sem perdas.







  • Ficheiros comprimidos com perdas

Motion Picture Experts Group (MPEG)

É um formato que foi desenvolvido pela ISO para definir padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo.

QuickTime Audio (qt ou mov)

É, essencialmente, uma tecnologia MPEG 4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3.

Windows Media Audio (wma)

É um formato que foi produzido pela Microsoft que tem uma grande compatibilidade com o Windows Media Player.


  • Ficheiros comprimidos sem perdas

Windows Media Audio Lossless (wma)

Formato semelhante ao Windows Media Audio em que foi criado, de igual modo, pela Microsoft, contudo não tem perdas de informação e é compatível com o Windows Media Player 9 e 10.

Apple Lossless Audio Codec (m4a)

É um formato de áudio digital que foi desenvolvido pela Apple, com o objetivo de se fazer a compressão do mesmo sem existir qualquer perda de informação.



1- Diferentes formatos de ficheiros

Som e Áudio Digital

O que é o som?


O som é uma onda longitudinal que só se propaga em meios materiais. Normalmente, o meio de propagação é o ar, mas também pode ser qualquer outro gás, líquido ou sólido.  Na sua propagação, a onda sonora apenas faz com que as partículas vibrem em torno da sua posição de equilíbrio, não as movendo. Com isto, o som é o resultado de uma vibração, que se transmite no meio de propagação, provocando zonas de maior compressão das partículas e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) das partículas, originando uma onda sonora.



1- Propagação do som

O som tem frequência compreendida na faixa entre os 20 e os 20 000 hertz.

2- Espetro Sonoro

Partilhamos agora um exemplo de um som, mais concretamente "As Quatro Estações", de Vivaldi:




Áudio Digital

O som é representado por uma sequência de amostras, regularmente espaçadas no tempo. Essas amostras são representadas numericamente, em formato digital. Este formato consiste num código, chamado código binário, em que os números são representados sob a forma de uma sequência de bits. Um bit pode apenas apresentar o valor "0" ou o valor "1". 

Publicamos um vídeo que vos irá ajudar a entender, de uma forma mais aprofundada, o conceito de áudio digital:





Atualização

Terminada a unidade de trabalho com o programa Photoshop, iremos agora iniciar a subunidade do Som e Vídeo. Esperemos que esta unidade nos cative tanto como a anterior. Tal como temos vindo a fazer até agora, iremos publicar os trabalhos relacionados com este tema.

Esperemos que gostem!

1- Imagem alusiva à Subunidade

Projeto final do Photoshop

Como o prometido é devido, vamos agora partilhar com vocês os nossos trabalhos do projeto final do Photoshop:

"Kopolo"



"Crocoveadoronte"






"Menina Graduada"



Gostámos muito de realizar este projeto e consideramos que foi uma experiência muito enriquecedora, onde pudemos dar asas à nossa imaginação e criatividade. 

Esperamos que gostem tanto como nós!

terça-feira, 10 de março de 2015

Luz verde para o maior radiotelescópio do mundo

Vai arrancar na África do Sul e na Austrália a construção do maior telescópio do mundo, o SKA, que envolve centros de investigação e empresas portuguesas.

Os países e organizações que participam no SKA, o maior radiotelescópio do mundo, chegaram finalmente a acordo em Manchester (Reino Unido) quanto à construção da primeira fase do projeto, onde vão ser investidos 650 milhões de euros. 
"O SKA irá alterar fundamentalmente o nosso entendimento do universo", sublinha por sua vez Pile Diamond, diretor-geral da SKA Organization, acrescentando: "Estamos a falar de uma instalação científica consideravelmente melhor que qualquer uma das existentes atualmente". Um comunicado da organização sublinha mesmo que o futuro radiotelescópio deverá "contribuir para avanços científicos revolucionários". 

1- Foto SKA

Forte participação portuguesa

"Temos empresas de ponta nacionais a entrarem nos primeiros contratos, através da participação nos Consórcios SKA, embora ainda sem qualquer apoio financeiro público", revela Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações em Aveiro, que tem estado envolvido desde o início na liderança do projeto em Portugal. "Esta presença de empresas portuguesas abre excelentes perspetivas para a participação nacional no SKA, que aliás está aprovada no Roteiro Nacional de Infraestruturas Estratégicas". 


Caso pretendam obter mais detalhes sobre esta notícia, podem consultar este site: http://expresso.sapo.pt/luz-verde-para-o-maior-radiotelescopio-do-mundo=f914692#ixzz3UAKoHcFt

sábado, 7 de março de 2015

Atualização

Bom dia, companheiros!

Pedimos desculpa por termos estado ausentes durante uns dias, contudo estivemos atarefados a realizar o projeto final do Photoshop. Este projeto dividiu-se em duas partes: a primeira, realizada individualmente, consistiu na reparação de uma imagem danificada e na criação de uma "espécie bizarra", partindo de diferentes animais; a segunda parte, elaborada em grupo, baseou-se na transformação da "Menina a Ler", um dos símbolos da nossa escola.
Em breve iremos partilhar convosco os nossos trabalhos e esperemos que sejam do vosso agrado.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Aplicações de filtros

Os trabalhos em baixo apresentados foram efetuados no âmbito da aplicação de vários filtros a uma mesma imagem:



1, 2 e 3- Imagens Originais









4, 5, 6 e 7- Imagens Editadas


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Envelhecimento de fotos

Publicamos agora as imagens elaboradas no âmbito do envelhecimento de fotos:




1 e 2- Imagens Originais




3 e 4- Imagens Editadas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

NoPhone: muito menos que um smartphone

A iniciativa do NoPhone está a ter um sucesso inesperado e muitas pessoas estão a decidir comprar um “tijolo” que substitui o telemóvel e permite ter mais tempo e vontade de socializar com os amigos. 

A ideia começou como uma piada para tratar um problema cada vez mais frequente quando grupos de jovens se juntam: o contacto real é substituído pelo mundo virtual, nomeadamente pelo seu smartphone. Neste sentido, um grupo de amigos dos EUA e da Holanda decidiu criar o NoPhone. A ideia surgiu num bar onde o grupo ia frequentemente socializar, ou seja, olhar cada um para o seu telefone e ocasionalmente trocar dois dedos de conversa.
O NoPhone começou a ser vendido no Kickstarter e mais de dois mil aparelhos foram encomendados. Agora, já é possível adquirir o NoPhone através do site da empresa.
O aparelho é um "tijolo" sem qualquer funcionalidade, a não ser o facto de parecer e pesar como um smartphone, para que o utilizador tenha a sensação de ainda ter o telefone consigo. Há também uma versão para os amantes das selfies, em que um dos lados do NoPhone tem um espelho.
O aparelho custa 12 dólares, cerca de dez euros.

Correção da cor dos olhos vermelhos

Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da correção da cor dos olhos vermelhos, utilizando um método simples e um avançado, respetivamente:




1 e 2- Imagens Originais




3 e 4- Imagens Editadas