Definição
A programação informática é o processo de escrever, testar e suportar o código fonte de programas informáticos. O código fonte é escrito numa linguagem de programação e pode ser uma alteração de código já existente ou algo completamente novo. O processo de escrever o código fonte requer conhecimento em variados temas como o conhecimento da área da aplicação e algoritmos para implementar a ação desejada.Linguagens de programação
Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível. Os computadores interpretam toda a informação como números em código binário.As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil o trabalho com este tipo de linguagem. Temos como exemplo o código binário e a linguagem Assembly.
Por outro lado, as linguagens de alto nível são mais fáceis de trabalhar e de entender. As ações são representadas por verbos no imperativo (por exemplo: faça, imprima, etc), geralmente em inglês. Foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica. Estas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário traduzi-las para linguagem binária utilizando-se um programa designado por compilador.
Algoritmo e programa
Para resolver um problema através de um computador, é necessário encontrar, em primeiro lugar, uma forma de o descrever de forma clara e precisa e, posteriormente, de encontrar uma sequência de passos que conduzam à sua resolução. Esta sequência de passos é designada por algoritmo. Para ficarmos um pouco mais lúcidos acerca desta definição, tomamos como exemplo um bolo de culinária em que a receita para o fabrico deste, tem o papel do algoritmo na programação.
1- Papel do algoritmo |
Um algoritmo pode ser "visualizado" através de uma linguagem natural ou através de outros modos de especificação que são o fluxograma e o pseudocódigo. O primeiro entende-se pela representação gráfica que emprega formas geométricas padrão para indicar as diversas ações e decisões que devem ser efetuadas para resolver o problema; o segundo, entende-se pela linguagem artificial que transmite os passos necessários à resolução do problema.
A tradução de um algoritmo ou de um conjunto de algoritmos em ações que podem ser expressas e executadas pelos computadores designa-se por programa.
Ada Lovelace
Ada Lovelace foi uma das personagens mais importantes na história da tecnologia. Esta é reconhecida internacionalmente como a primeira programada da história.
Augusta Ada King, nascida em 1815 com o nome Augusta Ada Byron, conhecida como Condessa de Lovelace foi respondável pela criação do algoritmo que podia ser usado no cálculo de funções matemáticas. Além disso, ajudou o seu colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Todo este trabalho desenvolvido por esta incrível personagem feminina, veio permitir que a máquina calculasse os números de Bernoulli.
Partilhamos agora um vídeo que mostra um pouco mais acerca da vida da "Mãe da Programação":
Augusta Ada King, nascida em 1815 com o nome Augusta Ada Byron, conhecida como Condessa de Lovelace foi respondável pela criação do algoritmo que podia ser usado no cálculo de funções matemáticas. Além disso, ajudou o seu colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Todo este trabalho desenvolvido por esta incrível personagem feminina, veio permitir que a máquina calculasse os números de Bernoulli.
Partilhamos agora um vídeo que mostra um pouco mais acerca da vida da "Mãe da Programação":
Bibliografia:
- http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-linguagens-de-programacao/
- http://www.tintadigital.com/index.php/pergunte-nos/programacao-informatica/
- http://www.di.ubi.pt/~agomes/programacao/teoricas/04-algoritmos.pdf
- http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-ada-lovelace-a-1-programadora-da-historia/40718
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