Vai arrancar na África do Sul e na Austrália a construção do maior telescópio do mundo, o SKA, que envolve centros de investigação e empresas portuguesas.
Os países e organizações que participam no SKA, o maior radiotelescópio do mundo, chegaram finalmente a acordo em Manchester (Reino Unido) quanto à construção da primeira fase do projeto, onde vão ser investidos 650 milhões de euros.
"O SKA irá alterar fundamentalmente o nosso entendimento do universo", sublinha por sua vez Pile Diamond, diretor-geral da SKA Organization, acrescentando: "Estamos a falar de uma instalação científica consideravelmente melhor que qualquer uma das existentes atualmente". Um comunicado da organização sublinha mesmo que o futuro radiotelescópio deverá "contribuir para avanços científicos revolucionários".
1- Foto SKA |
Forte participação portuguesa
"Temos empresas de ponta nacionais a entrarem nos primeiros contratos, através da participação nos Consórcios SKA, embora ainda sem qualquer apoio financeiro público", revela Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações em Aveiro, que tem estado envolvido desde o início na liderança do projeto em Portugal. "Esta presença de empresas portuguesas abre excelentes perspetivas para a participação nacional no SKA, que aliás está aprovada no Roteiro Nacional de Infraestruturas Estratégicas".
Caso pretendam obter mais detalhes sobre esta notícia, podem consultar este site: http://expresso.sapo.pt/luz-verde-para-o-maior-radiotelescopio-do-mundo=f914692#ixzz3UAKoHcFt
Sem comentários:
Enviar um comentário