A Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que relaciona os usuários e utiliza um sistema informático. O seu objetivo é, através de uma plataforma realista, proporcionar ao visitante uma sensação de que o que está a ver é praticamente parte do real. Assim sendo, a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada, permitindo uma maior interação e imersão a quem a utiliza.
Os seus elementos são interativos e alguns com aspetos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador. Os ambientes virtuais podem ser recriações de ambientes reais ou podem ser ambientes originais existentes apenas no ciberespaço.
Por exemplo, podem-se substituir:
– ecrãs por sistemas de visualização com pequenos ecrãs, que projetam imagens específicas em frente de cada um dos olhos;
– teclados por luvas de dados, que controlam os movimentos da(s) mão(s) do utilizador.
Esta técnica é muito utilizada na arquitetura e engenharia, como modo de simulação para edifícios, facilitando a sua criação, uma vez que permite visualizar o edifício e o seu enquadramento no ambiente real.
A Realidade Virtual baseia-se em técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante.
Existem três tipos de dispositivos utilizados na Realidade Virtual:
-Dispositivos de visualização: Capacete de visualização, Óculos de visualização esteroscópica
-Dispositivos de controlo e manipulação: Luva eletrónica, etc.
-Dispositivos de audição: Headphones
Sem comentários:
Enviar um comentário