Interface gráfica
A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa interação foi desenvolvida com o propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização dos aparelhos eletrónicos. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush.
A Interface Gráfica trata-se da utilização de técnicas de design e utilização dirigidas para a comunicação entre usuários e computadores, por meio de softwares, sistemas ou aplicações. Esta consiste em aperfeiçoar o modo como os usuários utilizam um equipamento ou um sistema de computação. A utilização da comunicação digital neste meio poderá criar, para as empresas produtoras de software, uma identificação maior entre os seus produtos e a sua marca.
A Interface Gráfica do Windows, por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com o ambiente de trabalho e o menu Iniciar.
Interatividade
O conceito “interatividade” tem uma importância fundamental para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido diversas definições, onde muitas delas têm confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interface e a criação de cursos mediados por computador. A interatividade é a possibilidade, crescente com a evolução dos dispositivos técnicos, de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e recetores da mensagem, isto é, muda o conceito de comunicação. Para concluir, a interatividade consiste na capacidade de um sistema operacional ou programa de permitir a interação num processo.
1- Conceito de Interatividade |
2- Ilustração do conceito de Interavidade |
Sem comentários:
Enviar um comentário