terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nova versão do Windows

A próxima versão do Windows denomina-se Windows 10. O sistema operativo vai incluir vários dispositivos, tais como Tablets, PCs, smartphones e, claro, na Xbox One. Chega no final do próximo ano.


A Microsoft apresentou hoje as novidades da próxima versão do Windows. Chama-se Windows 10 e chega no final de 2015.

Esta empresa vai fornecer conteúdos e aplicações para todos os dispositivos, onde o sistema vai incluir: Tablets, PCs, smartphones e na Xbox One. Aliás, este é o sistema que vem substituir o Windows Phone.

Este evento, muito direcionado para o segmento empresarial, serve para a Microsoft disponibilizar aquela que vai ser a tecnology preview: uma versão beta do novo Windows que os profissionais vão poder usar. Esta versão está disponível para download a partir de amanhã.

O botão Iniciar regressa e é possível ver, de lado, as janelas dinâmicas que saem do menu Iniciar e podem ser redimensionados.

Ou seja, é uma mistura do aspeto do Windows 7 com algumas funcionalidades do Windows 8.1. 

O botão Iniciar ganha uma barra de pesquisa que funciona dentro do sistema, mas também apresenta resultados de pesquisas na Internet. É um regresso às funcionalidades que tinham sido relocalizadas no Windows 8.

A Microsoft trabalhou na componente multitarefa. Agora, é possível ter duas aplicações abertas em simultâneo, mas não têm de ser apps. Podem ser programas clássicos do Windows em conjunto com apps.

O tabuleiro de sistema ganha um novo botão: o Task View. Quando se pressiona esse botão, surgem as aplicações que estão abertas e será fácil navegar entre elas.


1- Windows 10

Bibliografia:

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Realidade Virtual e seus dispositivos

A Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que relaciona os usuários e utiliza um sistema informático. O seu objetivo é, através de uma plataforma realista, proporcionar ao visitante uma sensação de que o que está a ver é praticamente parte do real. Assim sendo, a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada, permitindo uma maior interação e imersão a quem a utiliza.

Os seus elementos são interativos e alguns com aspetos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador. Os ambientes virtuais podem ser recriações de ambientes reais ou podem ser ambientes originais existentes apenas no ciberespaço.



Por exemplo, podem-se substituir:
– ecrãs por sistemas de visualização com pequenos ecrãs, que projetam imagens específicas em frente de cada um dos olhos;
– teclados por luvas de dados, que controlam os movimentos da(s) mão(s) do utilizador.
Esta técnica é muito utilizada na arquitetura e engenharia, como modo de simulação para edifícios, facilitando a sua criação, uma vez que permite visualizar o edifício e o seu enquadramento no ambiente real.


A Realidade Virtual baseia-se em técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. 
Existem três tipos de dispositivos utilizados na Realidade Virtual:
-Dispositivos de visualização: Capacete de visualização, Óculos de visualização esteroscópica
-Dispositivos de controlo e manipulação: Luva eletrónica, etc.
-Dispositivos de audição: Headphones




1-Luva eletrónica

2-Óculos de visualização esteroscópica e luva eletrónica

3-CAVE

4-Capacete de visualização

5-Headphones

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Distinção entre Interface gráfica e Interatividade

Interface gráfica

A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa interação foi desenvolvida com o propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização dos aparelhos eletrónicos. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush.

A Interface Gráfica trata-se da utilização de técnicas de design e utilização dirigidas para a comunicação entre usuários e computadores, por meio de softwares, sistemas ou aplicações. Esta consiste em aperfeiçoar o modo como os usuários utilizam um equipamento ou um sistema de computação. A utilização da comunicação digital neste meio poderá criar, para as empresas produtoras de software, uma identificação maior entre os seus produtos e a sua marca.

A Interface Gráfica do Windows, por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com o ambiente de trabalho e o menu Iniciar.

Interatividade

O conceito “interatividade” tem uma importância fundamental para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido diversas definições, onde muitas delas têm confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interface e a criação de cursos mediados por computador. A interatividade é a possibilidade, crescente com a evolução dos dispositivos técnicos, de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e recetores da mensagem, isto é, muda o conceito de comunicação. Para concluir, a interatividade consiste na capacidade de um sistema operacional ou programa de permitir a interação num processo.



1- Conceito de Interatividade


2- Ilustração do conceito de Interavidade




Bibliografia:


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bem-vindos!

Olá :)


Nós somos a Ana e o Luís. Neste blog, elaborado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, iremos, ao longo do ano, partilhar convosco os nossos trabalhos e outros conteúdos que consideremos relevantes. Esperemos que gostem e que se divirtam!



Obrigado pela vossa visita e voltem sempre!