segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cor

A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, sendo interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico, em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e refletem as restantes. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco. A cor branca, neste sentido, é o resultado da sobreposição das sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.

1- Espetro visível de luz


A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão. Após esta projeção, o cérebro terá que processar o que observou.



2 e 3- Interpretação das cores pelo cérebro humano



A visão pode ser:

  • escotópica, que corresponde à visão produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes (células da retina dos olhos dos vertebrados que detetam os níveis de luminosidade). Estes são sensíveis ao brilho mas não detetam a cor, ou seja, são sensíveis a alterações de luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível. Este tipo de visão é utilizado durante a noite ou em ambientes escuros.

  • fotópica, que é a designação dada à sensibilidade do olho em condições de intensidade luminosa que permitam a distinção das cores. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e a sensibilidade do olho humano, em visão fotópica, não é a mesma para todos os comprimentos de onda, atingindo a sua máxima sensibilidade em torno dos 555 nanómetros. A luz que é projetada na retina e é interpretada pelos cones (células do olho dos animais que têm a capacidade de reconhecer as cores). Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o último distingue os azuis (2%). Este tipo de visão é utilizado durante o dia ou em condições normais de luminosidade.

4- Região Escotópica e Fotópica



Curiosidade:

As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Estas foram convencionadas para simbolizarem determinados acontecimentos ou sensações, por exemplo, o vermelho simboliza a guerra, o verde é símbolo da esperança e o branco é símbolo da paz.

5- Simbologia das cores


Experimenta:




Bibliografia:



Sem comentários:

Enviar um comentário