Investigadores estão a recorrer a tutoriais de culinária no YouTube para ensinar os robôs a pegar nos utensílios de cozinha e a preparar refeições.
Uma equipa de investigadores do Instituto de Estudos de Computação Avançada da Universidade de Maryland estava a ter dificuldades em ensinar aos robôs o significado de expressões como “pega numa chávena” e em conseguir que eles manuseassem os utensílios de forma correta. A solução? Colocar as máquinas a assistir a tutoriais de culinária no YouTube.
Segundo a CNet, a observação de humanos na Internet permitiu aos robôs aprender um conjunto de diferentes movimentos que lhes possibilita controlar corretamente os utensílios de cozinha. Para tal, as máquinas recorreram a sistemas de reconhecimento e a inteligência artificial para processar a informação, sendo que a análise de linguagem tornou-as capazes de compreender comandos de voz e transformá-los em ações.
1- Utilização de robôs na culinária |
Resultado final: os robôs recolheram passos individuais de vários vídeos e atribuíram-lhes regras de acordo com a programação, conseguindo colocar tudo pela ordem correta. De acordo com os investigadores, o objetivo desta experiência é dotar os robôs das ferramentas necessárias para atingir, por si só, um determinado objetivo. Ou seja, em vez de copiar os humanos passo-a-passo, estas máquinas recorrem aos bancos de dados de ações que têm à sua disposição e conjugam-nas da melhor forma para atingir o objetivo que lhes foi proposto.
O intuito destes testes é desenvolver autómatos flexíveis que, no futuro, possam ser enviados para fazer trabalhos de risco, como, por exemplo, desarmar bombas ou limpar locais vítimas de desastres nucleares.
Sem comentários:
Enviar um comentário