As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas características físicas, isto é, o modo como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
As famílias tipográficas correspondem a grupos de caracteres cujos traços são idênticos, ou seja, com características e detalhes semelhantes que se repetem entre todos.
Fontes Com Serifa e Fontes Sem Serifa
A principal forma de diferenciação dos tipos de letra é feita de acordo com a presença ou ausência de serifas.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades. Os textos com serifas são usados, normalmente, em romances pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como "sans-serif" (do francês sem serifa). Os tipos sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter mais presença, já que parecem mais limpas e, como tal, costumam ser usados em títulos e legendas.
1- Exemplos visíveis da diferença entre os dois tipos de fontes |
Fontes Bitmapped e Fontes Escaladas
Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São ainda concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
2- Fonte bitmapped |
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. As fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.
3- Fonte Escalada |
Bibliografia:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Serifa
- Baseado nos diapositivos fornecidos pela Professora
Sem comentários:
Enviar um comentário