Padrões de codificação de caracteres
Os padrões de codificação de caracteres são definidos por tabelas contendo conjuntos de bits que representam determinados caracteres, com o intuito de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. O código Morse, o padrão Unicode e o padrão ASCII são exemplos destes padrões.
Código ASCII
ASCII é a sigla de “American Standard Code for Information Interchange” (Código Padrão Norte-americado para Intercâmbio de Informações). A tabela de código ASCII foi concebida na década de 60, com o objetivo de criar um padrão de codificação universal para este ser utilizado por todos os computadores, facilitando, assim, a interação entre os mesmos.
O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando. Sendo assim, cada uma das letras digitadas corresponderá a um desses códigos. Cada código binário possui 8 bits (equivalente a 1 byte ): 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (deteção de erro). A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto.
Código Unicode
Unicode é um padrão adotado mundialmente que possibilita a representação dos caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no planeta em computadores.
O padrão Unicode é capaz de representar não só as letras utilizadas pelas linguagens mais comuns, como Inglês, Espanhol, Francês e Português, mas também letras e símbolos utilizados em qualquer outra linguagem: Russo, Japonês, Chinês, Hebreu, etc. Além disso, inclui símbolos de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito. No padrão Unicode, cada letra ou símbolo de cada alfabeto utilizado no mundo é associado a um code point diferente. O code point é um código no formato U + número em hexadecimal. O surgimento do Padrão Unicode Standard e a disponibilidade de instrumentos para suportá-lo está entre as tendências recentes mais significativas das tecnológicas mundiais de software.
A utilização de várias ferramentas de código ASCII permitiu obter os seguintes resultados:
Através da fonte http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp:
2-Resultado do uso da ferramenta "Código ASCII" |
Através da fonte http://www.network-science.de/ascii/:
3-Resultado do uso da ferramenta "ASCII Generation" na fonte banner3 |
4-Resultado do uso da ferramenta "ASCII Generation" na fonte larry3d |
Através da fonte http://www.glassgiant.com/ascii/:
Bibliografia:
- http://www.tecmundo.com.br/imagem/1518-o-que-e-codigo-ascii.htm
- http://pt.kioskea.net/faq/9956-o-que-e-ascii-unicode-e-utf-8
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
- http://www.w3.org/International/O-charset.pt-br.php
- http://www.devmedia.com.br/unicode-conceitos-basicos/25169