Barack Obama escreveu um programa simples de computador que desenha um quadrado no ecrã. O feito permite apelidá-lo de "o primeiro presidente programador".
A iniciativa de Barack Obama surge na sequência da Computer Science Education Week, uma semana dedicada à promoção da programação informática e ao ensino de ciências informáticas. No ano passado, Obama publicou um discurso no YouTube onde encorajava estas aprendizagens aos jovens. Este ano, o presidente dos EUA “meteu mãos à obra” e criou mesmo um programa informático de raiz, noticia a Wired.
Os defensores do ensino de programação a crianças criaram uma indústria onde empresas criaram jogos para incentivar à programação e até promovem boot camps intensivos durante três meses, que poderão ajudar os jovens a conseguir emprego na área.
Recorde-se que a Code.org arrancou a iniciativa da Hour of Code, que também decorre em Portugal, e que se destina a mostrar a professores e alunos que programar pode ser fácil e divertido. Barack Obama usou um destes tutoriais e conseguiu criar um programa durante um evento onde estiveram presentes 20 alunos de uma escola preparatória de Nova Jérsia. O presidente dos EUA usou a ferramenta Blockly da Google, escreveu uma linha de código em JavaScript e esteve a acompanhar alguns destes alunos.
|
1- Barack Obama, o primeiro Presidente programador |